13.3.11

momento de reflexão

"E agora, ovelhinha, onde estás tu? Agora, estás aí, no meio dos coiotes e dos cactos; quando estiveres a ler isto, é muito provável que estejas aqui e que as minhas coisas já estejam no sotão. As minhas palavras ter-te-ão posto a salvo? Não tenho essa presunção, talvez só te tenham irritado, talvez só tenham confirmado a ideia já péssima que tinhas de mim antes de partires. Talvez só possas compreender-me quando fores mais crescida, talvez possas compreender-me se tiveres feito aquele percurso misterioso que vai da intransigência à piedade."
"Piedade, repara bem, não pena. Se sentires pena, descerei como os espíritos malignos e dar-te-ei imensas arrelias. Farei o mesmo se, em vez de humilde, fores modesta, se te embriagares com palavreados vazios e vez de estares calada. Explodirão lâmpadas, os pratos voarão das prateleiras, as cuecas acabarão em cima do lustre, desde madrugada até noite cerrada não te deixarei em paz um só instante."
"Não, não é verdade, não farei nada. Se, esteja onde estiver, arranjar maneira de te ver, só ficarei triste, como fico triste sempre que vejo uma vida desperdiçada, uma vida em que o caminho do amor não conseguiu cumprir-se. Tem cuidado contigo. Sempre que, à medida que fores crescendo, tiveres vontade de converter as coisas erradas em coisas certas, lembra-te de que a primeira revolução a fazer é dentro de nós próprios, a primeira e a mais importante. Lutar por uma ideia sem se ter uma ideia de si próprio é uma das coisas mais perigosas que se pode fazer.
Quando te sentires perdida, confusa, pensa nas árvores, lembra-te da forma como crescem. Lembra-te de que uma árvore com muita ramagem e poucas raízes é derrubada à primeira rajada de vento, e de que a linfa custa a correr numa árvore com muitas raízes e pouca ramagem. As raízes e os ramos devem crescer de igual modo, deves estar nas coisas e estar sobre as coisas, só assim poderás cobrir-te de flores e de frutos.
E quando à tua frente se abrirem muitas estradas e não souberes a que hás-de escolher, não metas por uma ao acaso, senta-te e espera. Respira com a mesma profundidade confiante e sem deixares que nada te distraia, espera e volta a esperar. Fica quieta, em silêncio, e ouve o teu coração. Quando ele te falar, levanta-te, e vai para onde ele te levar." -Tamaro, Susanna " Vai Aonde Te Leva o Coração"


Legenda: azul- de mim para ti.
violeta- de mim para mim.
preto- de mim para os dois

1 comentário:

Library.com

Leitores